Passar para o Conteúdo Principal

Portugal

A reorganização e modernização administrativa têm sido o principal investimento das autarquias ao nível dos Sistemas de Informação nestes últimos anos. Este facto explica-se, por um lado pela necessidade absoluta das autarquias melhorarem o seu desempenho interno pela utilização e actualização das Tecnologias Informação e por outro pelos financiamentos existentes. Outro fator importante tem sido a reorganização de serviços com objectivo de prestar um melhor serviço ao munícipe (que é para todos os efeitos o seu cliente). Evidentemente que a obrigatoriedade da mudança do sistema contabilístico das autarquias para o POCAL foi outro dos fatores determinantes para “forçar” esta realidade. 

A Medidata tem contribuído muito fortemente para que muitas autarquias tenham vencido este desafio, nomeadamente pelo sucesso da implementação da sua aplicação POCAL em mais de metade das autarquias portuguesas. Esta aplicação constitui uma poderosa ferramenta de gestão financeira que integra uma contabilidade orçamental, patrimonial, analítica e que está completamente integrada com um largo conjunto de subsistemas importantes como o aprovisionamento, recursos humanos, urbanismo, obras por administração directa e por empreitadas, gestão de viaturas, etc.

Igualmente relevante tem sido, a implementação de Sistemas de Informação Geográficos, Arquivos Documentais e o regime simplificado do POCAL na Juntas de Freguesias.  Gradual e complementarmente, e porque os circuitos de informação e a organização das autarquias o permitem, a implementação de INTRANET's e a integração de Ferramentas de WORKFLOW passaram a ser indispensáveis.

 A Medidata tem vindo a disponibilizar soluções nestas áreas, apresentando produtos totalmente integrados com as aplicações técnico-administrativas em produção nas autarquias. As Autarquias dispõem assim, de um Sistema de Informação interno que lhes permite avançar com segurança e qualidade para um novo desafio - Autarquias Digitais.

Neste âmbito, Autarquias Digitais, o desafio coloca-se fundamentalmente no novo modelo de relacionamento Autarquia/Municipe resultante da utilização de tecnologias de informação e comunicação, com particular relevância para a Internet.

Produtos como o Netmunicípio (Gestor de Conteúdo Internet que permite a criação de portais de uma forma amigável e simples), o Sigma Intra (Possibilita a disseminação de informação interna de forma transparente, célere e prática, completando-se com as operações realizadas pelas aplicações Sigma) WS Autarquias (Atendimento automático via internet que permite o preenchimento e envio de requerimentos, consulta de processos e pagamentos de serviços autárquicos), Call-Centers integrados com o Back-office administrativo, Quiosques Internet, Atendimento Georreferenciado Municipal (Aplicação de Atendimento com Interface Evoluída Georreferenciada) e a criação de Gabinetes de Atendimento Desconcentrados são soluções disponíveis e implementadas pela Medidata.Net que permitem dar resposta a esta nova realidade. 

O conhecimento profundo da realidade Autárquica, a especialização adquiridas ao longo da sua existência, aliada ao lançamento de novas iniciativas na área de Formação e Outsourcing, são competências que permitem a liderança da Medidata nos Sistemas de Informação para Autarquias.

Medidata Sistemas de Informação para Autarquias

Rua Pêro de Alenquer, 230
4150-615 Porto
226 198 900 | webmaster@medidata.pt

© Todos os direitos reservados

Subscreva a nossa Newsletter

Certificado de Qualidade SGS e PME Líder Powered by Wiremaze